domingo, 3 de outubro de 2010

O "Abestado" se Deu Bem


Incrível como 2010 pode ficar lembrado como o ano em que o Brasil elegeu um palhaço - literalmente -  para o Congresso Nacional. O Tiririca, codinome de Francisco Everardo Oliveira Silva, não só foi eleito como foi o candidato com a maior votação entre os postulantes a uma vaga na Câmara dos Deputados em todas as unidades da federação. Concorrendo pelo PR-SP, ele teve mais de 1,3 milhão de votos.

É a segunda maior votação da história para deputado no Brasil: Tiririca só fica atrás de Enéas Ferreira Carneiro (morto em 2007),  presidente do extinto Prona e detentor dos votos de 1.573.112 eleitores para deputado federal no pleito de 2002. 

Sinceramente, isso é um grande absurdo. O cidadão além de ser analfabeto já demonstrou em entrevistas que não possui nenhuma proposta de governo e que não passará de uma marionete na mão dos aproveitadores. Na última entrevista que ele deu ao jornal Folha de São Paulo, demonstrou que sequer sabe suas atribuições na câmara federal. E mesmo assim, recebeu uma votação tão expressiva. Mas, a piada não parou por aí. Com tamanha votação, Tiririca ainda levou mais 4 candidatos do seu partido de "arrasto". Mais um bando de desconhecidos.

Eu sei que a maior parte das pessoas votou no Tiririca em forma de protesto. Mas, ao eleger uma pessoa desse nível para representação federal, alguém que sequer tem propostas, que não tem preparação alguma para o cargo, o povo não pode reclamar, quando nada muda no país.

Dizer que a política está tomada pela corrupção é fácil. Mostrar desinteresse e dizer "não gosto de política" para justificar a alienação, também. Mas cabe a nós, somente a nós, buscarmos a mudança. Não é elegendo Tiriricas por aí que isso mudará. Todos temos que mostrar mais interesse, ler sobre os candidatos e suas propostas.

Eu sei que agora não adianta mais reclamar, mas fica a dica para que todos tenham mais interesse pela política. Saber o que se passa na política brasileira é saber o destino que está tomando o nosso país.

2 comentários:

  1. O que faz um Deputado Federal? Sinceramente eu não sei. Mas vota em mim que eu te conto. hshshs
    Tens razão, seria cômico se não fosse trágico. Porém fica o questionamento no ar: Será que ele realmente não sabe nada?! Afinal, esperto é quem se faz de bobo.
    Mas com certeza, avacalhar o país como protesto é o mesmo que atirar no próprio pé para assustar alguém.

    ResponderExcluir
  2. ... como diz Manuela D'Avila, "Tiriricas é so UM", no meio de tantos bons deputados (como ela) e podres como (ishi ficaria ate amanha aqui digitando nomes)

    ResponderExcluir