Acho que é importante discutir temas sociais importantes, como a doação de órgãos. Eu, particularmente, não consigo ver uma justificativa plausivel dos que não concordam com a doação. Uma das que mais ouço é que, sendo doador, eles se empenham menos em te salvar. E eu pergunto: Qual a finalidade disso?
É notável que terão os orgãos viáveis para um transplante, mas quem escolheria tirar uma vida para salvar outra? É como tapar um santo e desvestir o outro. Isso sem contar que os médicos que decretam a morte do paciente, os que fazem a coleta dos órgãos e os que fazem o transplante são diferentes. Isso sem contar que não é nenhum desses três que decide quem será a pessoa a receber o órgão.
Sinceramente, acho egoísmo da parte de quem não apoia a doação de órgãos. É um meio de cada um de nós ajudar outras pessoas mesmo depois de mortos. Se estamos alí, sem nenhuma utilidade aparente, porque deixar de ajudar aqueles que ainda clamam por mais um sopro de vida?
Sobre esse tema, o Ministério da Saúde tem feito um excelente trabalho. Tem sido vinculado na mídia nacional alguns comerciais de 60 segundos que incentivam a doação de órgãos, além de diversos eventos espalhados pelo país incentivando a doação.
O portal Doe órgãos. Doe Vida. esclarece todas as dúvidas de quem ainda não sabe como agir sobre a doação. Alí, inclusive, nota-se todo o empenho em avisar a família sobre tal situação. Isso sem contar que há relatos de pessoas que receberam um transplante.
Conversa com tua família tu também. Não importa a idade que tenhas, é fundamental que todos saibam, desde já que queres ser um doador de órgãos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário