Pois é, hoje saiu no Uol uma matéria falando que a fruta é a sobremesa favorita dos brasileiros. Ela está presente em cerca de 60% das residências. Claro, alguns estados ainda se destacam pela preferência de doces muito calóricos. O campeão é o Rio de Janeiro, que, não por coincidência, apresenta o maior índice de sobrepeso do país.
A reportagem ainda dá dicas sobre porções de frutas e verduras que devem ser ingeridas diariamente. Também condena os que comem um prato muito calórico no almoço e, em seguida, um doce do mesmo patamar. O que todos já estamos cansados de saber, aliás, mas que na prática, não é tão fácil de resistir àquele Quindão da mamãe.
Algo interessante a observar é que boa parte das pessoas come fruta por falta de opção. Os jovens mesmo, não são muito adeptos das frutas, tanto que pelo orkut existem comunidades como "Sobremesa não é fruta", demonstrando uma certa revolta quando, em casa, não há um exuberante doce logo após o almoço.
Tudo bem que eu sou um adepto das frutas, mas estão longe de ser minhas preferidas. Aliás, eu aprendi a gostar delas exatamente porque são saudáveis e não o contrário. Saber que um chocolate ou um pudim de vez em quando não faz mal a ninguém me deixa mais feliz. Claro, não se pode exagerar - a balança que o diga - mas nos finais de semana, por exemplo, é sempre bom um doce.
Aos que quiserem ver a reportagem na íntegra, podem clicar aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário