quarta-feira, 22 de setembro de 2010

E o sorriso?


Nada pior do que encontrar pessoas que tem a famosa "cara de cu". Incrível como muitos acham que ser simpático é algo capaz de afetar demais a sua vida, quando, na verdade, é apenas uma questão de cordialidade. Imaginemos quando chegamos à casa de alguém, se essa pessoa nos receber com simpatia. Imediatamente nos sentimos mais a vontade e, mesmo que não tenhamos uma relação muito estreita, as coisas parecem fluir com naturalidade. Agora, imaginemos a situação oposta, chegamos na casa do indivíduo e lá está ele com uma cara nada agradável. O que sentimos? Bom, a princípio a vontade é de virar as costas, mas a educação social nos impede de tamanha sinceridade. Mas mesmo que permaneçamos no recinto, as horas parecem não passar, a visita não fluir e, por mais próxima que a pessoa seja, certamente falaremos mal na saída.

Viu a importância de ser simpático? E isso não vale somente para situações como essa, vale para qualquer ocasião. Imagine chegar em um restaurante no feriado. Claro que aquelas pessoas estão recebendo para trabalhar naquele dia. Mas será que elas estão gostando daquilo? Agora imaginem trabalhar no feriado e ainda atender pessoas antipáticas? Muito pior. Às vezes, nem é necessário ser comunicativo nem extrovertido, basta apenas manter uma cara contente, uma feição alegre no rosto e agradecer gentilmente cada vez que um pedido for atendido.

 Aliás, já experimentaram sorrir ao telefone? Pois é, pode parecer loucura, mas é altamente perceptível quando uma pessoa está sorrindo do outro lado da linha. Nos EUA, diversas pesquisas sobre o tema já foram desenvolvidas e, sem surpresas, a maioria das pessoas preferem atender a telefonemas de pessoas sorridentes, mesmo que desconhecidos.

São pequenas coisas que não afetam em nada a nossa vida e são capazes de tornar a relação interpessoal muito melhor, além de fazer bem para a tua imagem. Pensem nisso, vale a pena.


Um comentário:

  1. Bom eu sou suspeita em falar já que chego a ser espaçosa de tão desinibida. Cara de pau mesmo. Mas realmente, aturar o mau humor dos outros sem fazer nada à criatura é cruel. É questão de educação na verdade. Esses dias li um artigo que dizia: "Sorrir durante o dia, faz as pessoas dormirem melhor à noite.". Assim, tais pessoas deprimentes, mal educadas e mau humoradas certamente são sonâmbulas.
    É aquela velha história: "Gentileza gera gentileza".

    ResponderExcluir