segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Morando sozinho, e agora? - Parte 2



Então, da mesma forma que postei um texto falando sobre vantagens e desvantagens de morar sozinho, aliado às experiências pessoais, estou aqui com uma série de dicas para os que moram sozinhos. Tive a ideia de criar as dicas a partir de uma reportagem que saiu hoje no UOL falando sobre o assunto. Aí vão elas:

1 - Controle das despesas - Parece idiota, mas muitas pessoas, logo que passam a morar sozinhas acham que dinheiro é capim e começam a gastar desordenadamente sem se preocupar com coisas essenciais, como manter a casa abastecida de comida (leia-se comida de verdade, bauru e chips não entram na contagem).

2 - Despensa - Sim, é fundamental ter um pequeno estoque de comida em casa. Mas é importante não comprar excessos. Programar-se é fundamental. Tenha em mente de quanto em quanto tempo irá ao supermercado e, a partir disso, veja o que você está consumindo e a quantidade consumida no tempo determinado. Assim, evita-se gastos excessivos e comidas envelhecendo e perdendo a validade no armário.

3 - Café da Manhã - Sei que boa parte não tem fome pela manhã, eu também não tinha, mas é importantíssimo tomar café da manhã diariamente. Só com ele teremos energia para enfrentar uma longa manhã de aula. E para não precisar acordar muito mais cedo (sim, porque todos sabemos que 5 minutinhos a mais pela manhã faz uma grande diferença) deixe tudo preparado no dia anterior. Claro, o café fazemos na hora, mas o sanduíche, o suco, as frutas, pode ficar tudo prontinho pra ser consumido. Isso facilita o hábito do café da manhã.

4 - Correspondência - Meu problema até hoje. Saiba a data de chegada de suas contas e não deixe de verificar a caixinha de correspondências frequentemente, só assim podemos evitar transtornos e os juros de pagamentos atrasados.

5 - Limpeza - Fundamental não deixar pra outra hora o que podemos fazer agora. Se a louça está alí, na pia, esperando para ser lavada, adiar não fará os pratos se tornarem auto-limpantes. Da mesma forma, pequenas coisas como organizar livros, folhas e cadernos periodicamente evitam a bagunça excessiva que é bem pior de arrumar.

6 - Potes Plásticos - Tenha muitos. Fazer comida pra mais de um dia e congelar, guardar o que sobrou do almoço, mamãe mandou algum quitute que deve ser armazenado, etc. Eles são fundamentais, quanto mais, melhor.

7 - Separação do Lixo - Em época de aquecimento global, a separação de lixo reciclável e orgânico é fundamental. Verifique se o seu prédio realiza a coleta seletiva. Se sim, ótimo, é só fazer a sua parte e colocar nos respectivos locais. Se não, ligue para a prefeitura e informe-se sobre a coleta seletiva. Caso você solicite, eles passarão no seu prédio. 

8 - Rotina - Estabeleça a sua. E tente mantê-la. Não adianta ela existir se você não a põe em prática. Só assim a casa se manterá limpa e os estudos em dia, podendo receber visitas a qualquer hora sem ficar constrangido.


Essas foram apenas algumas dicas para poder, no final das contas, aproveitar a vida sozinho sem viver em um chiqueiro. 

2 comentários:

  1. Boas dicas! Deve ser bom morar sozinho, mas as responsabilidades aumentam bastante!

    ResponderExcluir
  2. Realmente a maior parte da preocupação é a comida!! Fato!! hshshs.. Mas sim, são ótimas dicas mesmo. Afinal, morar sozinho não é nada fácil como se imagina.

    ResponderExcluir