sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Por um Brasil mais Politizado



Uma boa novidade, ao meu ver, é que está tramitando na câmara um projeto de lei que inclui no currículo obrigatório do Ensino Médio brasileiro a disciplina de ciências políticas. Segundo a proposta, os alunos teriam aulas do conteúdo técnico, não partidário, sobre as representações políticas, a história do voto no Brasil e as atribuições dos diferentes cargos políticos e dos três poderes, além de outros assuntos.


O deputado autor do projeto é de Goiás, o Ronaldo Caiado, do Democratas. A proposta irá alterar a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a qual foi alterada pela última vez na inclusão das disciplinas de Sociologia e Filosofia.

Particularmente, vibrei ao ver a notícia, pois acho fundamental que todos tenham acesso à política, afinal de contas, isso pode decidir o destino do nosso país. Falo, porque se eu sei a função dos três poderes, por exemplo, foi porque eu procurei me informar e ler, mas nunca aprendi sobre. E acho que a inclusão da ciência política no currículo só tem a contribuir para a formação de pessoas cada dia mais cultas.

Mas ainda é cedo para comemorar. Como já citei, ainda é um projeto e a população tem que se mostrar a favor de sua aprovação. Político não é bobo, resolveram fazer o projeto justamente na época de eleição, ou seja, quando está todo mundo voltado para a Dilma e o Serra e esquece do resto. Ainda assim, pensamento positivo!

A notícia, na íntegra, saiu hoje na UOL. Quem quiser conferir, é só clicar aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário