segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Obesidade


Meu blog não poderia deixar de ter um post destinado à obesidade, óbvio! E é importante saber que obesidade não é uma questão de vontade, é uma doença. E uma doença crônica, daquelas que não tem cura. 


Claro que, apesar de me destacar na balança, não cheguei a tal ponto, mas muitas pessoas magras tem o costume de dizer "tu és gordo porque queres" ou "pára de comer" e NÃO, não é assim tão fácil. Eu consegui perder 30 kg e quer saber se foi dificíl? SIM, foi muito difícil. E não acabou por aí, a reeducação alimentar não deve durar só enquanto se quer emagrecer. É fundamental manter a mente saudável. Abandonar certos hábitos, restringir outros, tudo faz parte. Mas é fundamental que, antes de tudo, a pessoa queira. Mas não basta querer, o psicológico tem que ajudar e, preferencialmente, deve-se buscar ajuda médica (o que não foi o meu caso).

O que muitos não entendem é porque alguns comem tanto e continuam magros enquanto outros mal comem e engordam com facilidade. Isso acontece porque não somos todos iguais. O metabolismo de cada um atua de maneira diferente e tem velocidade diferente. Ora, se todos fossemos iguais, teriamos também a mesma cara, certo? Assim, como as famílias adquirem certos hábitos, o metabolismo mantém um ritmo constante e a menos que seja alterado com a realização periódica de exercícios físicos, mantém esse ritmo por longos períodos de tempo.

Bom, só para contar da minha experiência, eu sempre fui gordão. Quem me conhece, sabe que nunca fui uma pessoa magra. Eis que em janeiro desse ano resolvi que faria uma dieta já que nunca tinha tentado emagrecer. Mas era pra ser de verdade, nada de "amanhã eu começo", era pra ser pra valer! Foram cerca de seis meses de dieta rigorosa (mas rigorosa MESMO) e de exercícios físicos contínuos 3 vezes por semana. Eis que aqui estou, com meus 75 kg (o ideal para minha altura). Mas não acabou ainda. Agora preciso manter o peso. E como meu cérebro já é de "gordo", estima-se que seja necessário mais um mês de dieta para cada quilo perdido, até que o sistema nervoso acostume-se a não querer armazenar gordura. Sim, porque se o metabolismo comete pecados, certamente, é a avareza. Tudo quer guardar, ir juntando, pra uma eventual necessidade. Um verdadeiro inferno.

Mas aos gordinhos, a dica é ter persistência e vontade. E não fazer a dieta pensando no que os outros acham da sua aparência. Eu, aliás, nunca dei muita bola para o que acharam de mim. É necessário fazer por sí, pensando no próprio bem e na saúde. E, acreditem, eu me sinto bem melhor hoje em dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário